Boas vindas!

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos!
Deixem seus comentários, suas sugestões e, principalmente, suas críticas.
Este blog poderá se tornar uma grande ferramenta para todos nós.
Por isso sua contribuição é fundamental.
Abraço,
Leonardo

sexta-feira, 16 de março de 2012

Olho do tamanho de bola de basquete ajudaria lula gigante a fugir de baleia

Visão potente captaria mais luz e perceberia proximidade de predador.
Segundo estudo, lula gigante ganha tempo para preparar a fuga.



Olho do tamanho de bola de basquete ajuda lulagigante a perceber aproximação de predadores(Foto: Divulgação / NTNU Museum of Natural History and Archeaology / Wikimedia Commons)


Lulas gigantes tem olhos do tamanho de uma bola de basquete para fugir de predadores maiores, como as baleias cachalotes. A conclusão é de um estudo publicado nesta quinta-feira (15) na revista científica "Current Biology".
Segundo os pesquisadores, os olhos enormes são capazes de captar mais luz e de detectar pequenas diferenças de contraste na água turva do oceano profundo. Deste modo, seria possível perceber a aproximação da cachalote, já que ela agita microorganismos bioluminescentes presentes na água.
"A predação por baleias grandes e com dentes levou ao surgimento de gigantismo nos olhos destas lulas", afirmou Sonke Jonhsen, biólogo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, responsável pelo estudo.

A luz emitida por estes microorganismos seria percebida pela visão poderosa da lula gigante a uma distância de até 120 metros. No entanto, antes mesmo deste ponto, o sonar da cachalote já seria capaz de detectar o molusco. Por isso, enxergar bem ajudaria a lula a planejar uma fuga.

Para chegar à conclusão, a equipe de cientistas analisou o tamanho dos olhos da lula gigante, a claridade da água e a quantidade de luz disponível nas profundidades onde o molusco é encontrado - entre 300 e 1000 metros.
(Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/olho-do-tamanho-de-bola-de-basquete-ajudaria-lula-gigante-fugir-de-baleia.html)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Telescópio da Nasa mostra expansão de nuvem de poeira estelar

Nuvem viaja a 18 mil quilômetros por segundo. Imagem foi feita em infravermelho pelo telescópio espacial Wise.


A imagem feita pelo telescópio espacial Wise, da Nasa, em infravermelho, mostra uma nuvem de poeira estelar em expansão após a explosão de uma supernova. A nuvem viaja a uma velocidade de 18 mil quilômetros por segundo. Quando a imagem foi registrada, a nuvem já estava a 21 anos-luz do ponto onde ela se originou, e a luz da explosão já tinha percorrido mais de 300 anos-luz. O laranja representa poeira que foi aquecida pela luz, longe da nuvem principal, em verde. Os pontos em azul são estrelas. (Foto: Reuters/Nasa/JPL-Caltech/UCLA/Divulgação)(Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/telescopio-da-nasa-mostra-expansao-de-nuvem-de-poeira-estelar.html, em 15, de março de 2012)(Fonte: