Boas vindas!

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos!
Deixem seus comentários, suas sugestões e, principalmente, suas críticas.
Este blog poderá se tornar uma grande ferramenta para todos nós.
Por isso sua contribuição é fundamental.
Abraço,
Leonardo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Líderes mundiais falharam em proteger biodiversidade, diz estudo

Compromissos assumidos em 2002 não teriam sido cumpridos.
Plantas e animais estão cada vez mais ameaçados de extinção.

France Presse
 
(Fonte: http://www.pppg.ufma.br/sistemas/noticias/arquivos/12.jpeg, em 02 de maio de 2010.)
 
Os líderes mundiais fracassaram no compromisso de reduzir, em 2010, a perda da biodiversidade do planeta, que na verdade se acelerou, lamentaram especialistas da ONU em relatório publicado nesta quinta-feira (29) na revista científica americana "Science".
"Nossa análise mostra que os governos não cumpriram os compromissos assumidos em 2002 e, de fato, a perda da biodiversidade continua em um ritmo mais veloz do que nunca", declarou em comunicado Stuart Butchart, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), centro de controle para a preservação da natureza, principal autor do estudo.
Além disso, "fizemos muito poucos avanços para reduzir as pressões sobre as espécies, os hábitats e os ecossistemas", acrescentou esta primeira avaliação desde o lançamento da Convenção das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (CBD, na sigla em inglês), em junho de 2002.
Baseando-se em mais de 30 indicadores como as mudanças nas populações das diferentes espécies, seu risco de extinção e outras medidas, o estudo não apresentou nenhuma redução significativa da taxa de queda da biodiversidade.
"Nossos dados mostram que 2010 não será o ano durante o qual a queda da biodiversidade se deterá, mas deve ser o momento no qual começaremos a tomar medidas seriamente e a aumentar nossos esforços para cuidar do que resta do nosso planeta", destacou Stuart Butchart.
"Desde 1970, reduzimos a população animal da Terra em 30%, as zonas de mangues em 20%, bem como os recifes de corais, em 40%", informou o professor Joseph Alcamo, responsável científico do programa da ONU para o meio ambiente.
Estas perdas não se justificam, "já que a biodiversidade é uma contribuição essencial ao bem-estar humano e ao desenvolvimento duradouro como reconhecido nas Metas de Desenvolvimento do Milênio", concluiu.
(Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/lideres-mundiais-fracassam-no-compromisso-de-reducao-da-perda-da-biodiversidade.html, em 03 de maio de 2010.)

Nenhum comentário: