Boas vindas!

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos!
Deixem seus comentários, suas sugestões e, principalmente, suas críticas.
Este blog poderá se tornar uma grande ferramenta para todos nós.
Por isso sua contribuição é fundamental.
Abraço,
Leonardo

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ancestral do homem povoou China com 'ajuda' de glaciações, diz estudo

Conclusão vem de nova datação para o célebre 'homem de Pequim'. Fósseis de hominídeo chegam perto dos 800 mil anos, sugere análise.
Crânio reconstruído de H. erectus chinês (Foto: Russell L. Ciochon/Universidade de Iowa)
O chamado "homem de Pequim", um dos fósseis mais famosos entre os ancestrais da humanidade, acaba de ficar um pouquinho mais velho. "Um pouquinho", claro, em termos geológicos: estamos falando de 200 mil anos a mais, de acordo com uma nova datação conduzida por pesquisadores na China e nos EUA. Se a análise estiver correta, é bem provável que o Homo erectus tenha colonizado o extremo leste da Ásia com uma mãozinha das fases glaciais que estavam assolando o planeta -- os habitats abertos preferidos pelo hominídeo teriam sido favorecidos pelo frio global.

A estimativa de que o Homo erectus de Pequim viveu há 800 mil anos, e não há 600 mil anos, como se acreditava anteriormente, está na edição desta semana da revista científica britânica "Nature". A equipe liderada por Guanjun Shen, da Universidade Normal de Nanquim, usou um método novo e um bocado interessante para datar os artefatos produzidos pelo Homo erectus de Zhoukoudian. Essa caverna, que fica na zona metropolitana da capital chinesa, é a maior jazida de fósseis da espécie extinta no planeta, com seis crânios quase completos e cerca de 40 indivíduos encontrados lá.

Para a sorte de Shen e companhia, vários artefatos do local foram feitos com quartzo. E esse mineral, quando atingido por radiação cósmica, ganha duas formas instáveis dos elementos químicos alumínio e berílio, que vão desaparecendo a uma taxa fixa, como o tique-taque de um relógio. Se pedaços de quartzo forem retirados da superfície -- sendo enterrados numa caverna, por exemplo --, as formas instáveis deixam de se formar no mineral. Com isso, é possível saber com relativa precisão quando as ferramentas de quartzo foram parar na caverna, o que permitiu aos cientistas datar a ocupação do local pelo H. erectus chinês.

Fonte: G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1038581-5603,00-ANCESTRAL+DO+HOMEM+POVOOU+CHINA+COM+AJUDA+DE+GLACIACOES+DIZ+ESTUDO.html), em 12 de março de 2009.

Nenhum comentário: