Boas vindas!

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos!
Deixem seus comentários, suas sugestões e, principalmente, suas críticas.
Este blog poderá se tornar uma grande ferramenta para todos nós.
Por isso sua contribuição é fundamental.
Abraço,
Leonardo

segunda-feira, 9 de março de 2009

Nova técnica para bloquear trompas e evitar gravidez chega ao Brasil

Hospital das Clínicas, em São Paulo, foi primeiro local a adotar o método. Estratégia que dispensa cirurgia já é bastante usada nos EUA e na Europa.O Hospital das Clínicas, em São Paulo, testou e aprovou um método que pode facilitar a vida de quem espera por uma laqueadura -- procedimento cirúrgico em que as trompas são ligadas para evitar filhos. Sem cirurgia, os médicos conseguem bloquear as trompas e evitar para sempre uma gravidez.
A técnica, já usada em larga escala na Europa e nos Estados Unidos, é mais eficaz que a pílula, o DIU (dispositivo intra-uterino) e a laqueadura tradicional.
Com a ajuda de um aplicador e uma microcâmera, o médico implanta duas molas de titânio, uma em cada trompa da paciente. O dispositivo provoca uma reação no tecido, que bloqueia completamente as trompas.
A funcionária pública Neusa Maria de Brito, 39, já tem seis filhos e decidiu que não pretende mais engravidar. Por isso, tornou-se a primeira paciente a usufruir da técnica em solo nacional. "Fiquei com medo como todas, de uma nova experiência, se ia funcionar mesmo", diz. "Deu certo e eu creio que estou tranquila, não vou engravidar mais."
O procedimento é bem rápido. Demora no máximo dez minutos e pode ser feito numa consulta de rotina, no ambulatório mesmo, porque a paciente não sofre nenhuma corte, nem precisa de anestesia.
"Nós orientamos a paciente para que nos primeiros três meses ela use outro método contraceptivo, porque esse é o período para que haja a obstrução, o fechamento da trompa", explica Edmundo Baracat, diretor de ginecologia do HC.
Com a adoção do novo método nos hospitais públicos, as salas de cirurgia ficariam livres para operações mais complicadas. E, no maior ambulatório de ginecologia da América Latina, a técnica seria a saída para acabar com uma espera que pode chegar a um ano e meio.
"Nós temos uma fila aqui para laqueadura em torno de 250 a 300 mulheres", diz Walter Pinheiro, chefe do ambulatório de ginecologia do HC. "Acabaria com a fila? Acabaria com a fila imediatamente."
O método já foi aprovado pela Anvisa e será feito um pedido para que o Ministério da Saúde inclua a técnica nos tratamentos oferecidos pelo SUS.
Fonte: G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1035584-5603,00-NOVA+TECNICA+PARA+BLOQUEAR+TROMPAS+E+EVITAR+GRAVIDEZ+CHEGA+AO+BRASIL.html), em 09 de março de 2009.

Nenhum comentário: