Boas vindas!

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos!
Deixem seus comentários, suas sugestões e, principalmente, suas críticas.
Este blog poderá se tornar uma grande ferramenta para todos nós.
Por isso sua contribuição é fundamental.
Abraço,
Leonardo

quarta-feira, 4 de março de 2009

Comprovada a eficiencia da hortelã no combate aos vermes

Muita gente vai dizer que já sabia, mas agora pesquisadores da Universidade de Brasília confirmaram que a planta é um remédio eficiente e muito barato contra verminose.

O cheiro agradável e o sabor refrescante fazem da hortelã uma das ervas mais procuradas nas feiras e supermercados.

Muita gente usa o hortelã para ajudar na gripe ou na digestão e está comprovada também a ação da planta no combate a giárdia e a ameba.


Uma pesquisa da Universidade de Brasília constatou que a folha de hortelã mais vendida no país, tem uma concentração elevada da substância que acaba com os parasitas.


Por isso, segundo os pesquisadores, o chá feito em casa, bem concentrado, tem o mesmo efeito dos remédios à base desta planta que você encontra na farmácia.

A pesquisadora mostra o tipo de hortelã ideal para um chá. “Elas têm as folhas lisas, sem pêlo nenhum, e o cabinho dela é roxinho, também sem pêlo nenhum. Se você olhar e ver algum tipo de pêlo e o cabinho for todo verdinho, da cor da folha, não serve”, comenta Erika Adjuto, pesquisadora - UnB.

O chá tem que ser feito do jeito indicado por dona Lindomar. “Eu lavo as folhinhas bem lavadas, esterilizo e coloco dentro de uma xícara, coloco água fervendo e abafo”, explica Lindomar Rocha da Silva, aposentada.


“A quantidade de folha que a gente recomenda é mais ou menos metade de maço, que dá para fazer uns dois copos de chá”, comenta a pesquisadora.


O melhor de tudo é que a hortelã, no supermercado, é um produto barato. E quem quiser também pode plantar em casa, como dona Odaisa.


“No meu quintal eu tenho bastante para o uso e dou para os vizinhos”, diz Odaisa Sena, aposentada.

Fonte: Jornal Hoje (http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1027822-16022,00-COMPROVADA+A+EFICIENCIA+DA+HORTELA+NO+COMBATE+AOS+VERMES.html), em 04 de março de 2009.

Nenhum comentário: