Boas vindas!

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos!
Deixem seus comentários, suas sugestões e, principalmente, suas críticas.
Este blog poderá se tornar uma grande ferramenta para todos nós.
Por isso sua contribuição é fundamental.
Abraço,
Leonardo

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Aos 200 anos, Darwin é atual na prova de biologia

Você deve ter reparado. Nesta semana, o aniversário de 200 anos de nascimento do naturalista inglês Charles Darwin esteve em toda a parte: em programas de TV, exposições, capas de revista e provavelmente na sua prova de vestibular. Por que tanta pompa em torno da data? Porque Darwin revolucionou a ciência com a Teoria da Seleção Natural.

» Turbinada, teoria é assunto de prova

Em suas pesquisas, Darwin concluiu que os indivíduos são selecionados pelo ambiente no qual vivem, ou seja, a cada geração de seres vivos, a seleção natural favorece a permanência das características adaptadas àquele ambiente onde eles vivem.

Conforme o professor de biologia do Anglo Vestibulares Armenio Uzunian, neste ano, em praticamente todos os grandes vestibulares, o darwinismo foi abordado. "De modo geral, as questões abordaram o darwinismo, a Teoria da Seleção Natural proposta por Darwin e algumas delas fizeram uma comparação entre darwinismo e lamarckismo", avisa. O lamarckismo, diferentemente do darwinismo, defende que o indivíduo se modifica conforme o ambiente.

O vestibulando também deve conhecer o neodarwinismo, decorrentes das descobertas da genética de Mendel, que explica a transmissão pelos genes dos caracteres hereditários. "Deve, ainda, conhecer os principais passos do processo de especiação - isolamento geográfico, ação do meio na seleção dos mais adaptados, ocorrência de mutações e recombinação gênica e, por fim, o isolamento reprodutivo", enumera Uzunian.

Fique de olho também em questões que combinam recentes descobertas genéticas às teorias de Darwin. "Uma banca experiente sempre faz isso, principalmente ao questionar as causas da variabilidade entre os seres vivos de uma espécie. O assunto DNA sempre esteve presente nos vestibulares e, ao ser relacionado à evolução biológica, revela o interesse dos examinadores na capacidade do vestibulando de integrar conhecimentos da área", avisa o professor do Anglo.

Fonte: Terra (http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3513998-EI11634,00-Aos+anos+Darwin+e+atual+na+prova+de+biologia.html), em 14 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário: