Boas vindas!

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos!
Deixem seus comentários, suas sugestões e, principalmente, suas críticas.
Este blog poderá se tornar uma grande ferramenta para todos nós.
Por isso sua contribuição é fundamental.
Abraço,
Leonardo

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Conselho de medicina pode punir equipe que praticou eutanásia em Eluana


Roma, 10 fev (EFE).- O conselho de medicina de Udine, nordeste da Itália, abriu um processo disciplinar contra a equipe que ajudou a praticar a eutanásia em Eluana Englaro, a italiana que ficou 17 anos em estado vegetativo.

O presidente desse órgão, Luigi Conte, explicou hoje que se trata de um "procedimento rotineiro" quando ocorrem estes casos.

Conte intimou para depor na próxima quinta-feira o anestesista Amato De Monte, responsável pela equipe médica que voluntariamente se ofereceu para executar a sentença do Supremo Tribunal que permitia à família de Eluana ajudá-la a morrer.

Após falar com De Monte, o conselho de medicina de Udine decidirá se abrirá um sumário sobre o caso para estudar possíveis sanções.

Eluana Englaro, que tinha 38 anos, morreu na segunda-feira às 19h35 (16h35 de Brasília) no quarto dia de jejum total e após passar 17 anos em estado vegetativo, segundo o atestado de óbito assinado pela clínica La Quiete de Udine, onde foi internada em 2 de fevereiro.

No passado, o conselho de medicina de Cremona, norte do país, decidiu abrir um procedimento disciplinar contra o anestesista Mario Riccio, que, em 2006, desligou os aparelhos que mantinham vivo Piergiorgio Welby, que sofria de esclerose múltipla.

O órgão acabou decidindo arquivar o caso, por não considerar que esse gesto representasse uma violação do código deontológico.

Fonte: Abril (http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/conselho-medicina-pode-punir-equipe-praticou-eutanasia-eluana-264712.shtml), em 10 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário: