Bilbao (Espanha), 16 fev (EFE).- Uma equipe de pesquisadores da Universidade do País Basco (UPB) desenvolveu uma nanopartícula que diferencia as células cancerígenas das saudáveis e deposita medicamentos apenas no interior das que se encontram "doentes".
Em nota, a UPV disse que a estrutura é um hidrogel insolúvel em líquidos que detecta as células cancerígenas porque o Ph destas é menor que o do sangue.
Segundo os pesquisadores, a nanopartícula é combinada com ácido fólico, graças ao qual consegue atravessar as membranas das células cancerígenas, e, uma vez dentro delas, se incha devido à diferença de Ph e libera a droga.
Até agora, o problema no uso desta técnica era o tamanho das partículas, que tinham que ser pequenas o suficiente para não obstruírem as veias e artérias.
A equipe da faculdade de ciência e tecnologia da UPV desenvolveu hidrogéis minúsculos e de tamanho homogêneo, que atualmente estão sendo testados pelos pesquisadores das faculdades de medicina da Universidade Complutense de Madri e da Universidade do País Basco.
Fonte: G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1004266-6174,00-CIENTISTAS+DESENVOLVEM+HIDROGEL+QUE+SO+ATACA+CELULA+CANCERIGENA.html), em 16 de fevereiro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário